Controle por Estímulos no Comportamento: Definição e Aplicações no TEA

Autor: Márcio Gomes da Costa,

 Psicanalista, Analista do Comportamento, Graduando em Psicopedagogia.




Resumo:

Este artigo visa explicar o conceito de controle por estímulos dentro da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), com foco na definição de discriminação e estímulos discriminativos. Além disso, o artigo traz exemplos práticos da aplicação desses conceitos para moldar comportamentos adequados em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Palavras-chave: controle por estímulos, discriminação, estímulo discriminativo, TEA, ABA.


Introdução

Na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), o conceito de controle por estímulos é fundamental para moldar comportamentos. Este princípio refere-se à relação entre o comportamento e o ambiente, onde certos estímulos podem influenciar a probabilidade de um comportamento ocorrer. No contexto do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o uso adequado do controle por estímulos é uma ferramenta poderosa para ensinar habilidades sociais, acadêmicas e de autocuidado (Sella, 2019).

O objetivo deste texto é explicar o conceito de controle por estímulos, definir discriminação e estímulos discriminativos (Sd), além de exemplificar como esses conceitos podem ser aplicados na prática para ajudar a moldar comportamentos adequados.


Desenvolvimento

Controle por Estímulos

O controle por estímulos ocorre quando a presença ou ausência de um estímulo específico altera a probabilidade de um comportamento. Isso significa que o comportamento é influenciado pela presença de estímulos no ambiente, sendo reforçado em determinadas condições e suprimido em outras. Um exemplo clássico é a criança que responde ao sinal de "pare" ao atravessar a rua. O sinal visual ("pare") controla o comportamento de parada, uma vez que a criança aprendeu que a resposta adequada é parar (Sella, 2019).

Dentro do contexto do TEA, o controle por estímulos é frequentemente utilizado para ensinar comportamentos adaptativos e socialmente apropriados. Ao treinar uma criança para dizer "obrigado" quando alguém lhe oferece algo, o terapeuta usa o estímulo social (a oferta) para controlar a resposta (dizer "obrigado"). Isso cria uma associação entre o estímulo e a resposta esperada, facilitando a generalização do comportamento em outros ambientes (Gomes, 2021).

Discriminação

A discriminação ocorre quando uma criança aprende a diferenciar entre estímulos que indicam que um comportamento será reforçado e aqueles que indicam que não será. Esse processo envolve a aprendizagem diferencial, onde a resposta é reforçada em certas condições e não em outras (Brites & Brites, 2020).

Por exemplo, uma criança com TEA pode aprender que levantar a mão antes de falar na sala de aula é recompensado com atenção positiva, mas falar fora de hora não é. A discriminação entre os estímulos (levantar a mão vs. falar sem levantar a mão) é importante para ensinar comportamentos adequados e adaptativos, promovendo o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação (Sella, 2019).

Estímulos Discriminativos (Sd)

O estímulo discriminativo (Sd) é um sinal que informa ao indivíduo que o comportamento será seguido de reforço. No exemplo da criança que levanta a mão, o Sd é o contexto ou a instrução do professor que indica que o comportamento de levantar a mão será reforçado. Quando o Sd está presente, a probabilidade do comportamento ocorrer aumenta, pois o indivíduo espera uma consequência positiva.

Em termos práticos, o Sd pode ser usado no tratamento de TEA para incentivar comportamentos adequados. Se uma criança com TEA está aprendendo a seguir instruções, o terapeuta pode usar um estímulo verbal, como "pegue o brinquedo", que indica que a ação de pegar o brinquedo será reforçada. Quando a criança executa o comportamento corretamente, ela recebe reforço positivo (elogio ou recompensa), consolidando o comportamento (Gomes, 2021).

Aplicações Práticas no TEA

O controle por estímulos, juntamente com o uso de discriminação e estímulos discriminativos, pode ser aplicado em várias áreas de ensino para crianças com TEA. Essas técnicas são úteis no ensino de habilidades de vida, como autocuidado, comportamentos sociais e habilidades acadêmicas.

Por exemplo, em uma sessão de ABA, o terapeuta pode usar um Sd visual, como um cartão com uma imagem, para indicar que a criança deve realizar uma tarefa, como lavar as mãos. A imagem do sabonete atua como Sd, sinalizando que, ao seguir a instrução, a criança receberá um reforço positivo (Brites & Brites, 2020). Com o tempo, a criança aprende a associar o Sd ao comportamento e ao reforço, aumentando a probabilidade de que o comportamento se generalize para outras situações.

Além disso, o controle por estímulos pode ajudar a evitar comportamentos problemáticos. Ao identificar os estímulos que antecedem comportamentos inadequados, o terapeuta pode modificar o ambiente ou a resposta da criança, alterando a forma como ela interage com o estímulo original (Sella, 2019).

Considerações Éticas

Como em todas as práticas da ABA, a ética no uso de controle por estímulos é essencial. A intervenção deve ser realizada de forma a respeitar a autonomia e o bem-estar da criança. A discriminação e o uso de Sd devem ser claros e apropriados ao desenvolvimento da criança, e a aplicação de reforço positivo deve sempre estar presente para garantir o aprendizado adequado e evitar a punição (Gomes, 2021).


Conclusão

O controle por estímulos é uma ferramenta poderosa no ensino de comportamentos adequados em crianças com TEA. Ao utilizar a discriminação e os estímulos discriminativos, os terapeutas podem moldar e reforçar comportamentos socialmente adaptativos, promovendo a independência e o desenvolvimento da criança. Com o uso ético e adequado dessas técnicas, é possível alcançar resultados significativos no tratamento de comportamentos desafiadores e no ensino de novas habilidades.


Referências Bibliográficas

  • BRITES, L., & BRITES, C. Crianças Desafiadoras: Como lidar com questões comportamentais. São Paulo: WAK Editora, 2020.
  • GOMES, C. G. S. Ensino de Habilidades Básicas para Pessoas com Autismo. CEI, 2021.
  • SELLA, A. C. Análise do Comportamento Aplicada ao TEA. São Paulo: Pearson, 2019.

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