Operações Motivadoras (OM) no Comportamento: Diferenças entre Estímulo Discriminativo (Sd) e OM

Autor: Márcio Gomes da Costa,

 Psicanalista, Analista do Comportamento, Graduando em Psicopedagogia.



Resumo:


Este artigo visa definir o conceito de operações motivadoras (OM) dentro da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), explorar como essas operações afetam o comportamento e diferenciar o Estímulo Discriminativo (Sd) das OM. Serão abordadas suas semelhanças, diferenças e aplicações práticas no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).


Introdução

A análise do comportamento baseia-se na relação entre estímulos e respostas para explicar o comportamento humano. Dois conceitos fundamentais dentro dessa análise são o Estímulo Discriminativo (Sd) e as Operações Motivadoras (OM). As OM são importantes porque influenciam diretamente a motivação de um indivíduo para emitir ou evitar determinados comportamentos (Sella, 2019). Este artigo busca explorar como as OM atuam no comportamento e diferenciá-las de Sd, que também influencia o comportamento, mas de maneira distinta.

Desenvolvimento

Operações Motivadoras (OM)

As operações motivadoras são eventos ou condições que alteram temporariamente a eficácia de um reforçador ou punidor, aumentando ou diminuindo a probabilidade de um comportamento ocorrer. Em termos mais simples, as OM modificam o valor que um reforçador ou punidor tem para o indivíduo naquele momento (Sella, 2019).

Por exemplo, uma criança que está com fome terá a comida como um reforçador mais eficaz, tornando a comida mais motivadora. Quando a fome é saciada, a comida perde seu valor como reforçador, e a probabilidade da criança realizar um comportamento para obter comida diminui (Gomes, 2021). Esse é um exemplo de OM estabelecedora, que aumenta a motivação para um comportamento relacionado ao reforçador. Em contraste, uma OM abolidora reduz a eficácia de um reforçador, diminuindo a motivação para o comportamento.

As OM podem ser classificadas em duas categorias principais:

  • OM incondicionadas: Estão presentes desde o nascimento, como fome, sede ou dor.
  • OM condicionadas: São aprendidas ao longo da vida e dependem das experiências anteriores do indivíduo, como a expectativa de uma recompensa social ou de um elogio (Sella, 2019).

Estímulo Discriminativo (Sd)

O Estímulo Discriminativo (Sd) é outro conceito fundamental dentro da Análise do Comportamento Aplicada. O Sd é um sinal ou estímulo presente no ambiente que indica que o comportamento será seguido por um reforço. Ao contrário das OM, que afetam a motivação, o Sd não altera o valor do reforçador, mas sim sinaliza quando o reforço estará disponível (Gomes, 2021).

Por exemplo, uma criança aprende que o sinal de "sente-se" indica que se ela se sentar, receberá um reforço (elogio ou prêmio). O Sd apenas sinaliza que o comportamento correto será seguido por reforço; ele não altera o valor do reforço como as OM fazem.

Diferenças entre OM e Sd

Apesar de ambos os conceitos influenciarem o comportamento, as OM e os Sd atuam de maneiras diferentes. As OM alteram a motivação para o comportamento ao modificar a importância de um reforço ou punição, enquanto os Sd indicam quando um reforço ou punição está disponível, sem alterar a motivação (Sella, 2019).

Uma diferença crítica é que as OM podem aumentar ou diminuir o valor de um reforçador, o que afeta diretamente a probabilidade do comportamento ocorrer. Em contraste, o Sd atua apenas como um sinal, informando ao indivíduo se o comportamento será reforçado ou não. Além disso, as OM afetam tanto o comportamento quanto o Sd, enquanto o Sd afeta apenas a resposta comportamental, sinalizando a presença de uma consequência (Skinner, 1953).

Por exemplo, se uma criança está com sede (OM), a água torna-se um reforçador poderoso, e qualquer comportamento que forneça água será fortalecido. Neste caso, se o adulto disser "vá pegar sua garrafa" (Sd), isso indicará à criança que o comportamento adequado naquele momento será seguido de reforço (receber a água), mas a OM (sede) é o que torna o reforço mais ou menos valioso.

Aplicações Clínicas no TEA

Em crianças com TEA, o uso adequado de OM e Sd é crucial para moldar comportamentos adaptativos. Por exemplo, durante uma sessão de ABA, um terapeuta pode usar uma OM estabelecedora, como a privação de um brinquedo favorito, para aumentar a motivação da criança em concluir uma tarefa. Após o sucesso na tarefa, o brinquedo é oferecido como reforçador (Gomes, 2021).

Além disso, o Sd pode ser introduzido para sinalizar à criança que uma consequência está disponível. O uso simultâneo de OM e Sd é uma prática comum em intervenções ABA para promover comportamentos adequados, tanto em contextos acadêmicos quanto sociais (Brites & Brites, 2020).

Conclusão

As operações motivadoras e o estímulo discriminativo são conceitos essenciais na Análise do Comportamento Aplicada, especialmente no contexto de intervenção em TEA. Enquanto as OM alteram a motivação do indivíduo para buscar ou evitar um reforço, o Sd sinaliza a disponibilidade do reforço, influenciando o comportamento. A compreensão e aplicação correta dessas técnicas são fundamentais para promover o aprendizado de novas habilidades em crianças com TEA, proporcionando maior independência e adaptação aos diferentes contextos sociais e educacionais.


Referências Bibliográficas

  • BRITES, L., & BRITES, C. Crianças Desafiadoras: Como lidar com questões comportamentais. São Paulo: WAK Editora, 2020.
  • GOMES, C. G. S. Ensino de Habilidades Básicas para Pessoas com Autismo. CEI, 2021.
  • SELLA, A. C. Análise do Comportamento Aplicada ao TEA. São Paulo: Pearson, 2019.
  • SKINNER, B. F. Science and Human Behavior. New York: Free Press, 

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