Minha trajetória no IBRAPSI - Instituto Brasileiro de Psicanálise
Psicanalista Clinico
Analista do Comportamento Aplicado
Minha trajetória no IBRAPSI é uma
história de superação e transformação. Meu nome é Márcio Costa e, no início da
pandemia de COVID-19, enfrentei uma perda devastadora: minha esposa Esmeralda
faleceu repentinamente. Essa tragédia fragmentou nossa família, deixando meus
filhos e eu em um estado de luto profundo. A pulsão de morte dominou meu
inconsciente, e, apesar de meus esforços para superar os pensamentos
intrusivos, não conseguia encontrar uma saída sozinho.
Foi então que, navegando pela internet, me deparei com uma propaganda do IBRAPSI oferecendo um curso gratuito. Fiz o cadastro e logo iniciei. Esse simples ato já foi extremamente motivador, pois percebi que algo estava mudando. Eu estava começando uma nova trajetória de autoconhecimento. Ainda nos módulos iniciais, fui adicionado à rede de análise e recebi um analista totalmente gratuito. A partir desse ponto, minha história começou a mudar.
Através do estudo dos textos, dos vídeos instrucionais e da minha análise pessoal, comecei a reestruturar minha vida. Estava imerso no tripé psicanalítico, mesmo sem saber muito sobre ele. A retomada da minha vida foi tão significativa, graças ao suporte que recebi do IBRAPSI e da rede de análise, que logo comecei um novo relacionamento. Aprofundei-me nos estudos da psicanálise, explorando as obras de Freud, Lacan, Melanie Klein e outros. Participei de grupos de supervisão e me autorizei como psicanalista, atendendo clientes particulares e gratuitos dentro da própria rede. A cada dia, minha pulsão de vida aumentava mais.
Meu desejo de aprofundar-me na ciência da psicanálise foi tão grande que, atualmente, já escrevi quatro livros, desenvolvi um curso livre de 180 horas, sou palestrante assíduo nos seminários semanais e estou matriculado na graduação e pós-graduação em psicanálise pelo IBRAPSI. Além disso, estou envolvido como mentor na rede de Mentoria Psicanalítica do IBRAPSI, ajudando outras pessoas a iniciarem uma nova jornada, assim como eu.
Espero que minha breve história possa motivar outras pessoas a ressignificarem suas vidas, assim como eu ressignifiquei a minha.

Comentários
Postar um comentário